Vallourec – Projeto Siderurgia Sustentavel

05/06/2020 | Assessoria de Imprensa Vallourec

Projeto Siderurgia Sustentável - PCI PELLET

O que é o projeto:
Inédito no Brasil e exterior, o projeto implantou a reutilização da moinha de carvão vegetal, coproduto do uso de carvão em alto forno, como combustível principal da Pelotização de Minério de Ferro; em substituição ao gás natural. A substituição da matriz fóssil por coproduto de origem renovável promove a sustentabilidade na siderurgia ao reduzir as emissões de CO2.

A Vallourec possuía equipamentos para uso de carvão mineral, adquiridos em 2011 e armazenados até 2015, quando então o projeto fez manutenção e adaptação destes para carvão vegetal.

O carvão vegetal é considerado como fonte energética renovável pois é originado de florestas renováveis que trabalham com manejo sustentável em ciclos de produção contínuos de 7 anos. Durante este período as árvores fixam CO2 do ar na madeira, folhas, galhos e raízes. Após o período de crescimento o tronco é retirado para a produção do carvão vegetal, enquanto folhas e galhos são deixados ao solo para adubamento e cobertura. As raízes são mantidas para permitir novo ciclo de crescimento ou reincorporadas à matéria orgânica do solo. Ao se fazer o balanço de emissões e consumo de CO2 e oxigênio, este ciclo gera ZERO emissões de CO2 e chega a emissões negativas, ainda mais que isso, tem balanço positivo de geração de Oxigênio, superando quaisquer outras formas de redução de emissões de CO2 que não envolvam a fotossíntese vegetal.

Resultados alcançados:
Em três anos de desempenho (2017, 2018 e 2019) foram evitadas emissões de 80 milhões de toneladas de CO2 e contabilizada redução de custo de 52 milhões de reais pela diferença de custos entre gás natural e moinha de carvão vegetal.
Em 2020 os equipamentos continuam em plena operação e a rotina de produção passou a utilizar 100% carvão vegetal como fonte energética no tratamento térmico das pelotas, passando o gás natural a ser utilizado apenas parcialmente durante reaquecimento após paradas para manutenção da planta ou em raros eventos de indisponibilidade do carvão vegetal.

Destaque:
A Vallourec reconheceu em 2020 o projeto como sendo o de maior impacto ambiental positivo dentre os vários projetos que vem desenvolvendo nos últimos anos. Esta inovação pioneira foi apresentada e discutida em simpósios e workshops no Brasil e simpósio internacional no Canadá, com renomados especialistas da área de beneficiamento de minério de ferro e siderurgia, que confirmaram o pioneirismo e demonstraram grande interesse na solução alcançada pelo time de especialistas da Vallourec.

Investimento:
O projeto contou com 8 milhões de reais de financiamento da Vallourec e 1 milhão de reais de subvenção das Nações Unidas.
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS