Nota do Instituto Aço Brasil sobre decisão do Gecex em 12/02/26

13/02/2026 | Assessoria de Imprensa Aço Brasil

O Instituto Aço Brasil considerou oportuna e necessária a decisão do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), na reunião de 12/02, de aprovar a aplicação de direito antidumping definitivo às importações brasileiras de laminados planos a frio e laminados planos revestidos originárias da China.

A medida atende a pleito de empresas da indústria do aço e tem validade de até cinco anos. Trata-se de mais um movimento em favor do reforço ao sistema de defesa comercial para conter as importações predatórias de aço. Conforme já divulgado pelo Aço Brasil, em 2025 as importações de laminados cresceram 20,5%, fechando em 5,7 milhões de toneladas, das quais 63,7% oriundas da China.

Reconhecendo, mais uma vez, o empenho do governo brasileiro para fazer frente à concorrência predatória do aço estrangeiro, reafirmamos a preocupação com o comportamento de alta persistente das importações. Por este motivo, defendemos o contínuo monitoramento dos volumes de aço que ingressam no país e das causas anormais dessa entrada, de forma a evitar possíveis impactos de caráter irreversível sobre o setor.
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS