Gerdau lança novo Manual de Boas Práticas para a montagem de armaduras em estruturas de concreto armado

08/05/2025 | Assessoria de Imprensa Gerdau

Lançamento ocorrerá durante palestra no XVI Congresso de Pontes e Estruturas, que será realizado entre os dias 12 e 15 de maio, no Rio de Janeiro (RJ)

Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lançará no dia 13 de maio, às 11h, o “Manual de Boas Práticas: Montagem das Armaduras de Estrutura de Concreto Armado”, durante uma palestra no CBPE – XVI Congresso de Pontes e Estruturas, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 12 e 15 de maio. Esta nova edição do manual apresenta, de forma prática e acessível, os principais elementos estruturais de edifícios em concreto armado, reunidos em um único volume que pode ser consultado a qualquer momento e em qualquer lugar.


Desenvolvido pela Gerdau, em parceria com o escritório de projetos, França e Associados, o manual aproveita a expertise das duas empresas, que acumulam décadas de experiência com a construção civil no Brasil. Todos os tópicos abordados são baseados não apenas nessa vasta vivência prática, mas também em estudos aprofundados das normas técnicas e em publicações consagradas da engenharia estrutural.


Segundo a gerente geral de Marketing da Gerdau, Débora Junge Baum, “ao compartilhar os conhecimentos e as práticas que desenvolvemos ao longo da nossa trajetória de mais de 124 anos, esperamos contribuir para a formação de um olhar mais crítico e atento sobre os procedimentos atualmente adotados na construção de edificações em concreto armado no Brasil. Por meio de um rico conteúdo ilustrativo, esperamos que o manual incentive uma reflexão sobre as melhores práticas na cadeia produtiva do setor da construção civil.”


O manual será distribuído em primeira mão aos participantes da palestra “Durabilidade e Segurança em Estruturas de Concreto: O Papel das Pesquisas, do Modelo de Cálculo e de um Bom Detalhamento e Execução das Armaduras”, que contará com a presença de Maurício Silveira Martins, gerente de Marketing de Construção Civil da Gerdau, e de executivos da França e Associados, entre eles o diretor Ricardo França e Jorge Nakajima Satoro, gerente do setor de produção de armação.


"O Manual de Boas Práticas – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado representa uma importante referência técnica, ao sistematizar com rigor e clareza os procedimentos essenciais à correta execução das armaduras, contribuindo de forma significativa para a garantia da segurança das estruturas de concreto no país", afirma Ricardo França, diretor na França e Associados Projetos Estruturais.


O lançamento da nova edição do manual no CBPE está alinhado ao foco do congresso, do qual a Gerdau é uma das principais patrocinadoras, que visa divulgar grandes obras atualmente em execução no Brasil e no exterior, bem como apresentar trabalhos recentes e relevantes nas áreas de pesquisa e aplicação. O evento é aberto a empresas, profissionais e estudantes das áreas de cálculo, dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas.


Serviço:


Lançamento do “Manual de Boas Práticas: Montagem das armaduras de estrutura de concreto armado”


Data: 13 de maio (terça-feira)


Horário: 11 horas


Local: Pestana Rio Atlântica Hotel - Av. Atlântica, 2964 – Copacabana – Rio de Janeiro


Inscrições para o XVI CBPEAcesse o link



Sobre a Gerdau


Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).


Mais informações:


FSB Comunicação (Nacional)


gerdau@fsb.com.br

VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS