Instituição se reinventou para garantir continuidade dos projetos
de educação, cultura e esporte em período de distanciamento social
Importantes transformações marcaram a Fundação ArcelorMittal este ano. A organização estreou em 2020 seu conceito de ‘Fundação 4.0’ para guiar os projetos com crianças e adolescentes, realizados em 56 municípios. Este posicionamento se fez essencial para tornar efetiva sua atuação junto às comunidades na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo ante às bruscas mudanças impostas pela pandemia.
O primeiro grande desafio foi reinventar o modelo de apresentação das peças teatrais do programa Diversão em Cena, de teatro infantil, encenadas todos os domingos. Para isso, a equipe da Fundação prontamente desenhou um formato online, o que permitiu que seu alcance fosse ampliado das cidades atendidas para todo o país. Em seguida, as iniciativas patrocinadas na área do esporte migraram para o formato de aulas virtuais.
A instituição lançou também o projeto ‘Antenados’ para apoiar famílias na pandemia. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ArcelorMittal ofereceu dicas e atividades para pais e mães ajudarem seus filhos a compreenderem seus sentimentos e desenvolverem habilidades socioemocionais nesta fase de isolamento social.
Atenta às necessidades de escolas e professores, que tiveram que se reinventar com a suspensão das aulas presenciais, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Sincroniza Educação, realizou em julho o projeto de Ensino Remoto de Emergência, que capacitou os educadores para o uso de ferramentas digitais simples e gratuitas. Agora, já se preparando para os desafios do retorno às aulas presenciais, chega o "Ensino Híbrido na Prática", iniciativa para capacitar professores a utilizarem os recursos do ambiente virtual mesmo com o retorno do funcionamento das escolas.
Já o Jornada do Aço, projeto que une conceitos aprendidos em sala de aula e das etapas de produção do aço, por meio da realidade virtual, está sendo adaptado para uma versão game e estará disponível em dezembro para acesso pelo computador ou celular. Em cada fase do jogo, as crianças terão contato com os processos de produção e entenderão como a ciência faz parte deles.
CONTATOS
ArcelorMittal Brasil
Gerência Geral de Relações Institucionais e Comunicação
Carolina Jardim (Relações com a Mídia) +55 (31) 3219-1257
In Press Porter Novelli
Leonardo Campos +55 (31) 98441-7473
Bruna Dario +55 (11) 3323-1538
Malu Molter +55 (11) 3323-1574