Em evento da Coalizão Indústria, empresários e ministro Paulo Guedes debatem reformas e agenda do governo
27/05/2021 |
Assessoria de Imprensa Coalizão Indústria
Organizado pela Coalizão Indústria, o evento "Diálogos da Indústria" recebeu o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em café da manhã realizado no Hotel Windsor, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (27). Foram discutidas pautas como as reformas estruturais do país, a agenda liberal do governo no contexto da pandemia e as perspectivas econômicas para os próximos meses. O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, também participou do encontro.
O evento foi realizado de maneira híbrida, virtual e presencialmente. Em Brasília, ocorreu em local amplo e com poucos convidados, respeitando todos os protocolos sanitários.
Após a abertura de Marco Polo de Mello Lopes, coordenador da Coalizão Indústria e presidente executivo do Instituto Aço Brasil, José Ricardo Roriz, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), contextualizou o debate em torno da reforma tributária. Presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato falou sobre abertura comercial.
Também participaram do café da manhã presencialmente Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), Haroldo Ferreira, presidente-executivo da ABICALÇADOS, Paulo Camillo Penna, Presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), José Jorge do Nascimento Júnior, presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS), José Carlos Martins, presidente do CBIC, e Sergio Martins Mello, vice-presidente da ANFAVEA.
O ministro Paulo Guedes falou sobre o trabalho que vem desempenhando para aprovar as reformas e a política econômica do governo. “Precisamos trabalhar de forma integrada para que a indústria brasileira, resiliente a massacres de políticas supostamente industriais, volte a crescer e a escoar a nossa produção. Precisamos sair desse modelo de dirigismo e ir para a economia de mercado, com expansão e democratização do crédito para pequenas e médias empresas, ao invés de favorecer os ‘campeões nacionais’”, afirmou.
Marco Polo de Mello Lopes traçou um panorama do atual cenário da economia e sobre os entraves ao crescimento do país por conta da pandemia e da alta carga tributária. “É consenso entre todos os segmentos da indústria que a alta tributação é responsável pelo processo de desindustrialização no Brasil. Pleiteamos uma reforma tributária ampla que impeça a cumulatividade de impostos e mitigue os efeitos do ‘Custo Brasil’.”
A edição de "Diálogos com a Indústria" com o ministro Paulo Guedes contou com a participação presencial de representantes das entidades que formam a Coalizão Indústria, além de mais de 1.400 industriais de forma virtual.
VOLTAR