Nota de Falecimento – Sergio Leite
14/07/2025 |
Assessoria de Imprensa Aço Brasil
Com grande tristeza e pesar, o Instituto Aço Brasil comunica o falecimento do Presidente de nosso Conselho Diretor, Sergio Leite de Andrade, nesta segunda-feira (14/7), em Belo Horizonte (MG).
Sergio dedicou-se integralmente, em quase meio século de sua brilhante trajetória profissional, ao desenvolvimento da indústria brasileira do aço. Executivo com forte visão estratégica, destacava-se também por seu perfil conciliador e carismático.
Seu legado de competência e compromisso com o desenvolvimento do setor será eternamente lembrado por todos que com ele conviveram.
Na Usiminas, onde trabalhava desde 1976, ocupava a Vice-presidência de Assuntos Estratégicos e era membro do Conselho de Administração. Foi Presidente da empresa entre 2016 e 2022 e presidiu o Conselho de Administração entre 2022 e 2023.
No Aço Brasil, Sergio tornou-se membro do Conselho Diretor desde 2009. Foi Vice-Presidente nos períodos de 2016-2018 e 2022-2024. Desde agosto de 2024, vinha exercendo o segundo mandato como presidente do Conselho, posição que também ocupou entre 2018 e 2020.
Sergio graduou-se como Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Era também presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Metalurgia e Minerais (ABM) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).
A equipe do Aço Brasil vem prestar sentimentos e se solidarizar com a família, amigos, colegas e todos os profissionais do setor do aço.
"Sergio era uma pessoa admirável e inspiradora, querido por todos com quem trabalhou. Trata-se de uma perda irreparável, não só de um grande amigo para mim, com quem aprendi muito, mas principalmente de um grande líder para o Brasil, pois ele lutou incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso setor e pela competitividade da indústria brasileira", declarou Marco Polo de Mello Lopes, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil.
VOLTAR