Começa a montagem da cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2022 com aço Gerdau
13/07/2022 |
Assessoria de Imprensa Gerdau
No dia mundial do Rock, inicia-se a montagem da cenografia do Palco, na Cidade do Rock, com aço Gerdau 100% reciclável, que ficará pronta no início de agosto
Nesta quarta-feira, 13 de julho, comemoramos o dia Mundial do Rock e também marca uma data especial para o Rock in Rio Brasil 2022, com o início da montagem da cenografia do maior palco Mundo da história do festival. A cenografia começa a ganhar forma levando 200 toneladas de aço Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A cenografia terá um visual mais imponente e moderno, com aço 100% reciclável e em quantidade equivalente à utilizada na fabricação de 200 carros. A parceria da empresa com o festival reforça o protagonismo de Gerdau e Rock in Rio na proposição de soluções para os dilemas e desafios da sociedade.
Com estrutura modular, mais de 100 metros lineares de largura e uma altura proporcional a um edifício de 10 andares, o palco será o maior do festival desde a primeira edição, em 1985. Formado por placas de aço com perfurações aparentes, que serão trabalhadas com iluminação cênica. A cenografia do Palco Mundo é a materialização do processo de reciclagem Gerdau, que envolve mais de 1 milhão de pessoas, entre catadores e cooperativas, em todo o Brasil.
Apesar de a montagem estar começando nesta quarta-feira, o Palco já vinha sendo construído em galpões industriais, na cidade do Rio de Janeiro, onde se estava beneficiando e moldando o aço Gerdau para uma cenografia inédita no festival.
“Esse palco representa o esforço de muitas pessoas que, todos os dias, embarcam com a gente no sonho de transformar o mundo. O aço é um material que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Além disso, a reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas porque poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa, e é uma importante fonte de renda para muito brasileiros”, destaca Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
O processo de montagem do Palco Mundo levará aproximadamente 30 dias e envolve uma equipe de mais de 30 pessoas. Após a conclusão da estrutura, começam a ser instalados os equipamentos de som, projeção e iluminação.
A escolha da Gerdau como o aço oficial do Rock in Rio e fornecedora de aço para a cenografia do Palco Mundo, levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. Atualmente, a empresa, que tem 73% de sua produção oriunda da reciclagem de sucata metálica, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa — 0,90 t de CO3e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,89 t de CO3e por tonelada de aço, segundo dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,83 t de CO3e por tonelada de aço. A Gerdau tem a ambição de tornar-se carbono neutro em 2050.
“Estar começando as montagens do novo Palco Mundo, feito de sucata de aço, no Dia Mundial do Rock é emblemático. Rock é e sempre foi para nós, acima de tudo, atitude. E a atitude que mais prezamos é de sermos responsáveis pela construção do mundo que desejamos, melhor para todos. Este novo palco é um símbolo disso, pessoas e empresas que se juntam para buscar inovações que agreguem valor ao futuro”, afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
Programação Palco Mundo – Rock in Rio Brasil 2022
1 de setembro :Iron Maiden, Dream Theater, Gojira e Sepultura
2 de setembro: PostMalone, Jason Derulo, Marshmello e Alok
4 de setembro: Justin Bieber, Demi Lovato, Migos e Iza
8 de setembro: Guns N ’Roses, Måneskin, The Offspring e CPM 22
9 de setembro: Green Day, Fall Out Boy, Billy Idole CapitalInicial
10 de setembro:Coldplay, Camila Cabello, Bastillee Djavan
11 de setembro: Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO?e), de 0,90 t de CO?e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO?e por tonelada de aço (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO?e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R?110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.
VOLTAR