Criada em 2008, a Votorantim Siderurgia (VS) representa o segmento de aços longos dentro do portfólio da Votorantim Industrial (VID). A VS é uma organização de capital fechado, 100% nacional e a terceira maior produtora de aços longos no Brasil. A VS possui o controle acionário da PazdelRío, única siderúrgica integrada da Colômbia, e da AcerBrag, segunda maior produtora de aços longos da Argentina.

No Brasil, a VS mantém uma unidade Florestal integrada por quatro fazendas de produção de eucalipto localizada nos municípios de Vazante, Paracatu e João Pinheiro, em Minas Gerais. O carvão produzido segue para o alto-forno da unidade de Curvelo (MG) e, junto com minério de ferro adquirido de terceiros é utilizado na produção do ferro gusa, matéria-prima para a produção do aço.

Em paralelo, a VS capta sucata por meio das Unidades de Reciclagem de Metálicos (URMs), localizadas em Betim (MG), São Paulo (SP) e São José dos Pinhais (PR) e também por meio de compra direta nas usinas. O ferro gusa e a sucata são as principais matérias-primas para o aço, o qual é produzido nas usinas siderúrgicas de Barra Mansa (RJ) e Resende (RJ). A VS conta ainda com uma laminadora em Três Lagoas (MS), a SITREL (Siderúrgica Três Lagoas), uma joint venture entre a Votorantim Siderurgia e o empresário Alexandre Grendene.

Para melhor atender seus clientes, a VS conta com unidades comerciais distribuídas por todo Brasil. São dez filiais, dois Centros de Distribuição em Piracicaba (SP) e São José dos Campos (SP) e oito centrais Obra Fácil, localizadas em São Paulo (SP), Betim (MG), Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SP), Camaçari (BA), Curitiba (PR), Aparecida de Goiânia (GO) e Ceilândia (DF) que oferecem o aço cortado e dobrado para as construtoras.

Na Argentina, nossa usina está localizada na cidade de Bragado (Província de Buenos Aires) e o processo produtivo é muito similar ao de nossas usinas no Brasil, diferenciando-se pela menor utilização de ferro gusa.

Já na Colômbia contamos com uma usina integrada, onde o processo se inicia com a extração do minério de ferro, calcário e carvão. Para isso, a VS opera minas de minério de ferro localizadas em Ubalá (Cundinamarca) e Paz de Río (Boyacá) e minas de calcário, em Nobsa (Boyacá). Essas três matérias primas seguem para a usina localizada em Nobsa (Boyacá) onde os produtos são fabricados para comercialização.

Os principais escritórios administrativos da VS estão localizados em São Paulo, no Brasil, em Pilar, na Argentina e em Bogotá, na Colômbia. Para mais informações, visite www.vsiderurgia.com.br

Votorantim Siderurgia

Rua Guararapes, 1.909, 11º andar - Brooklin - São Paulo/SP
CEP: 04561-004
Tel.: (11) 2575-6700
www.vsiderurgia.com.br

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil