A Vallourec Soluções Tubulares do Brasil conduz a gestão estratégica de seus negócios tendo como base o alinhamento do crescimento econômico com a responsabilidade social e ambiental.

Sabemos que nosso desenvolvimento não pode comprometer o das futuras gerações. Por isso, buscamos constantemente formas de melhorar a eficiência no uso de recursos naturais e diminuir o impacto de nossas atividades sobre o planeta. Acreditamos que dessa forma podemos também oferecer as melhores soluções para nossos clientes, maximizando nossa contribuição à sociedade. Como integrantes da Vallourec, assumimos o compromisso, descrito em documento assinado pelo diretor-presidente do Grupo, que conta com três pilares: assegurar a sustentabilidade do nosso negócio com produtos competitivos e inovadores; proteger o meio ambiente e utilizar os recursos naturais racionalmente e manter relações sustentáveis com nossos stakeholders.

A Vallourec colabora para tornar a fabricação do chamado aço verde cada vez mais relevante no país. Produzido a partir de carvão vegetal proveniente de florestas plantadas, o produto contribui para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Instituto Aço Brasil e com reconhecimento do governo. A Empresa é uma das signatárias do Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal, documento elaborado em 2011, com participação ativa da organização, que integrou um grupo de trabalho focado nas principais questões relacionadas ao tema.

Além disso, a Usina Barreiro foi a primeira siderúrgica do mundo a ter seu projeto de redução de emissões de gases do efeito estufa registrado junto à Organização das Nações Unidas (ONU). A partir dos critérios do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a Empresa implantou um projeto de geração de créditos de carbono que é a sua própria termelétrica. Um terço de toda a energia consumida pela planta fabril é gerada através do reaproveitamento de gases do seu alto-forno. Assim, além de evitar a emissão desses gases, a Empresa passou a consumir menos energia do sistema da concessionária local.

Para reforçar os princípios de ética, justiça, valorização da vida, bem estar coletivo, respeito às pessoas, diálogo e comprometimento, a empresa conta dois Programas de Educação Ambiental, o Vislumbrar, na Unidade de Jeceaba e o Vallourar, no Barreiro. Os Programas reforçam estes valores que podem ser claramente observados na relação da Empresa com as comunidades onde atua.

Outro ponto a ser ressaltado é o Centro de Referência em Revegetação da Mata Atlântica em Jeceaba. Uma iniciativa inédita no País, que recompõe uma área de 660 hectares de espécies nativas. O Centro monitora o desenvolvimento das mudas plantadas, qualificando periodicamente a evolução da biodiversidade da fauna e da flora, além da biomassa e do carbono estocado.

Com investimentos anuais diretos e também recursos provenientes das leis de incentivo fiscal, a Empresa apoia projetos direcionados à educação, esporte, cultura e meio ambiente. Com foco na inclusão social e na geração de renda, também são implementadas ações voltadas para a capacitação profissional e a formação de mão de obra qualificada. Os projetos beneficiam direta e indiretamente milhares de pessoas no Estado de Minas Gerais, bem como em outros estados que a Empresa atua.

A Vallourec Soluções Tubulares do Brasil acredita que o desenvolvimento sustentável é um pilar indispensável para a geração de valor para o seu próprio negócio, e, também, para toda a sociedade.

Vallourec

Usina de Jeceaba (Sede):
Distrito Industrial s/n - Jeceaba / MG – Brasil
CEP: 35498-000
Tel.: (31) 2141-5124

Usina Barreiro:
Avenida Olinto Meireles, 65 - Barreiro – Belo Horizonte/MG
CEP: 30640-010
Tel.: (31) 3328-2121
Tel.: (31) 3333 4471
www.vallourec.com

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil