Desde o dia 9 de julho a V & M do BRASIL (VMB) passou a se chamar Vallourec, uma ação que faz parte do plano mundial da empresa que, gradativamente, terá até o fim de 2014, todas as empresas do grupo com uma identidade única.

Com mais de 23 mil empregados em 50 unidades industriais, escritórios de vendas e seis centros de pesquisa, a Vallourec está presente em mais de 20 países. Sua presença local reflete uma prioridade estratégica do Grupo, que é investir em mercados com crescimento expressivo e posicionar-se próximo aos clientes e principais locais de produção de energia. A entrada em operação de diversas plantas, em 2011 e 2012, representa grande investimento e aumenta a capacidade da Vallourec nos Estados Unidos, Brasil, China e Arábia Saudita.

No Brasil, a Vallourec conta com duas usinas de produção de tubos, sendo uma em Belo Horizonte (MG) e a outra em Jeceaba (MG). A segunda é uma joint-venture com Nipon Steel Sumitomo Corporations Metal e é uma das mais modernas siderúrgicas integradas no mundo, com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aço e 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura, exclusivamente para o mercado de OCTG. Já a usina integrada de Belo Horizonte é 100% da Vallourec e tem a capacidade de produzir 550 mil toneladas de tubos de aço sem costura, por ano, com diâmetros entre 1 e 14 polegadas.

Além da Usina Barreiro, em Belo Horizonte (MG), a Empresa tem o controle da Vallourec unidade Florestal, da Vallourec unidade Mineração e da Tubos Soldados Atlântico (TSA). Sua estrutura inclui ainda dois escritórios de venda – um em São Paulo (SP), outro no Rio de Janeiro (RJ) –; uma filial em Diadema (SP) e duas no Rio Grande do Sul (nos municípios de Gravataí e Caxias do Sul), além de quatro bases logísticas – em Mossoró (RN), Japaratuba (SE), Pojuca (BA) e Rio das Ostras (RJ).

As duas Usinas são servidas pelas subsidiárias responsáveis pelo fornecimento de carvão vegetal e minério de ferro, dois dos principais insumos para a fabricação do aço. A Vallourec unidade Mineração e a Vallourec unidade Florestal garantem a integração na cadeia de suprimentos com vantagens estratégicas para a Empresa em termos de matérias-primas.

A empresa hoje atua em diversos setores tanto no mercado interno quanto internacionalmente. Além de fornecer para a indústria petrolífera e de energia, atende segmentos variados como a indústria mecânica, automotiva e construção civil.

Óleo e Gás

Para a indústria petrolífera, a Vallourec produz tubos de aço sem costura para extração de petróleo e revestimento de poços conforme especificações API 5CT, tubos especiais e com graus proprietários com maior resistência a altas temperaturas e pressões para extração em ambientes críticos: High Collapse, Sour Service,13Cr, Super 13Cr e roscas Premium, estas últimas com tecnologia VAM®, líder mundial em conexões especiais. Produz também tubos de condução, conforme API 5L, em graus até X80.

Além disso, a empresa possui bases de serviços em locais estratégicos da costa brasileira, aumentando a proximidade com o cliente e oferecendo uma solução integrada no fornecimento de tubos e roscas Premium VAM®.

VPP (Vallourec Pré-salt project)

O Grupo Vallourec com o objetivo de atender as demandas das novas fronteiras de exploração e produção na área do Pré-sal, oferecendo soluções inovadoras e de alto desempenho técnico, criou dentro da estrutura da sua estrutura, no Brasil, o Projeto Vallourec Pré Sal. Recentemente o grupo inaugurou no Rio de Janeiro mais uma unidade de pesquisa, o Vallourec Competence Center Rio que em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá se dedicar a pesquisas de produtos e serviços para a exploração do pré-sal.

Energia & Indústria

Os tubos industriais são produzidos para atender às exigências dos mais complexos e sofisticados processos de produção. Por isso, possuem características especiais adequadas às mais diversas aplicações, sempre com a garantia e o padrão de qualidade Vallourec. Entre eles estão os Tubos Mecânicos, Tubos para Condução e Armazenamento de Fluidos, Tubos para Termogeração, Tubos Semiacabados e Tubos para Gasodutos entre muitos outros.

Tubos Automotivos

Os tubos automotivos sem costura garantem maior segurança, resistência e durabilidade aos veículos leves, pesados, máquinas agrícolas e industriais, motocicletas e vagões ferroviários. Eles são utilizados na produção de rolamentos, partes da suspensão, transmissão, colunas e barras de direção, caixa de câmbio, sistemas de injeção e direção hidráulica, além de barras de impacto e estabilizadoras.

Tubos Estruturais

Os Tubos estruturais de seção quadrada, circular e retangular, por sua vez, viabilizam soluções arquitetônicas ousadas e inovadoras. Podem ser utilizados em estádios poliesportivos, arenas multiuso, projetos de passarelas, galpões, coberturas para grandes vãos, vagões ferroviários, entre outras aplicações específicas. Quando adotados, os perfis tubulares permitem redução de custo, por aumento de rigidez dos modelos estruturais, agregam grande benefício estético e proporcionam aumento na durabilidade das estruturas.

Vallourec

Sede:
Avenida Olinto Meireles, 65 - Barreiro – Belo Horizonte/MG
CEP: 30640-010
Tel.: (31) 3328-2121
Tel.: (31) 3333 4471
www.vallourec.com

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil