Para a Usiminas, a sustentabilidade se concretiza por meio da geração de resultados econômicos, utilizando de forma eficiente os recursos naturais, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento das comunidades com as quais interage.

Na área ambiental, a Usiminas tem uma abordagem preventiva na geração de resíduos sólidos, nas emissões atmosféricas e ruídos, no uso racional da água, energia e insumos e na melhoria da qualidade dos efluentes hídricos, investindo em tecnologias que permitem reduzir os impactos sobre o meio ambiente. Pioneira do setor siderúrgico brasileiro e segunda no mundo a ser certificada pelo ISO 14001 (gestão ambiental), a empresa cumpre as exigências ambientais ROHS e ELV, “selos verdes” que verificam iniciativas de proteção do solo, da água e do ar contra a população.

A Usiminas também trabalha ações de educação ambiental com a comunidade. O projeto Xerimbabo, em Ipatinga e região mineradora de Serra Azul, Minas Gerais, promove a conscientização ambiental de crianças e jovens, principalmente da rede pública de ensino. Desde 1984, 2,5 milhões de pessoas já passaram pelas trilhas ecológicas do projeto, uma das iniciativas de promoção do meio ambiente mais duradouras do País.

A política de patrocínio cultural e do esporte da Usiminas é planejada e executada pelo Instituto Cultural Usiminas. Sustentada por três valores principais – a inclusão, a formação e o desenvolvimento do cidadão – a Usiminas já apoiou cerca de dois mil projetos em 70 municípios brasileiros.

Em Ipatinga, a Usiminas criou o Centro Cultural Usiminas (teatro, galeria de arte, biblioteca e jardim japonês) e o Teatro Zélia Olguim. Os espaços mantêm uma programação artística intensa, que contempla desde espetáculos nacionalmente consagrados até a valorização da produção local, passando por ações educativas de formação de público. Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelo Centro, destaque para o Ação Educativa, que trabalha a formação de público (crianças, adolescentes, jovens e famílias), estabelecendo interface com escolas, artistas e a comunidade.

No desenvolvimento social, destaca-se ainda a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade filantrópica instituída pela Usiminas, que presta serviços na área de saúde e educação para a população de Ipatinga e toda a região. O Hospital possui três unidades, sendo uma exclusiva para o tratamento de pacientes oncológicos. É referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do leste de Minas Gerais. Em constante desenvolvimento, o Márcio Cunha passou por um grande ciclo de investimentos, que garantiu à população um novo pronto-socorro, novos leitos de internação, nova UTI, novos consultórios, heliponto, um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros.

Além do hospital, o Centro de Odontologia Integrado oferece assistência odontológica de qualidade e desenvolve um extenso programa preventivo na área de saúde bucal para a comunidade.

Na área de educação, o Colégio São Francisco Xavier é a primeira instituição escolar do Brasil com ensinos Infantil, Fundamental e Médio certificados nas normas ISO. Recentemente, o Colégio ampliou seus negócios e incorporou cursos técnicos, ensino infantil e MBA. E ao conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda, a FSFX contribui para transformar a realidade de muitas famílias.

Usiminas

Sede:
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 3011 - Bairro Engenho Nogueira - Belo Horizonte/MG
Caixa Postal 806
CEP: 31310-260
Tel.: (31) 3499-8000
Tel.: (31) 3499-8899
www.usiminas.com

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2019 - Instituto Aço Brasil