Produção industrial sobe 0,1% em novembro, diz IBGE
08/01/2019

Valor Econômico
RIO - (Atualizada às 09h26) - A produção industrial apresentou leve alta de 0,1% em novembro, na comparação a outubro, na série com ajuste sazonal, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, a indústria completa cinco leituras seguidas de fracos resultados. A produção recuou em julho (-0,2%), agosto (-0,8%) e setembro (-1,7%), além de ter apresentado queda em outubro (-0,1%, dado revisado de +0,2% anteriormente divulgado).

O desempenho ficou em linha com a média das projeções de 27 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,1% em novembro. As estimativas eram bastantes dispersas, de queda de 0,7% a alta de 1,4%.


Quando comparada a novembro de 2017, a produção industrial recuou 0,9%. A expectativa média das instituições e consultorias ouvidas pelo Valor Data era de queda menos intensa, de 0,1%, para essa base de comparação.

Apesar de mais um mês de fracos resultados, a produção industrial segue em terreno positivo no acumulado do ano (1,5%) e no acumulado em 12 meses até novembro (1,8%).

Bens intermediários

A indústria de bens intermediários produziu 0,7% a mais em novembro, frente a outubro, informou o IBGE. Foi o único resultado positivo entre as quatro grandes categorias da indústria acompanhadas.

Na comparação ao mesmo mês de 2017, porém, o indicador para bens intermediários recuou 1,4%.

A produção de bens de capital registrou queda de 2,7% de outubro para novembro de 2018, segundo o IBGE. Na comparação a novembro de 2017, houve alta de 3,5%.

Em relação aos bens duráveis, a pesquisa indicou queda de 3,4% em novembro, frente a outubro. Quando comparado a novembro de 2017, a baixa foi também de 3,4%%.

Na categoria de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, houve estabilidade na produção, na comparação a outubro, e baixa de 0,3% frente ao mesmo mês do ano anterior.

(Bruno Villas Bôas | Valor) 

Voltar

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil