Perfil de sustentabilidade:

A força de transformar desafios em oportunidades acompanha a Gerdau há mais de 100 anos. Desde o início de sua história, com uma pequena fábrica de pregos em Porto Alegre (RS), essa força impulsiona a Empresa a buscar cada vez mais agilidade e eficiência para adequar seus negócios às novas dinâmicas de mercado. A Empresa conta com modernos sistemas de gestão para alcançar maior eficiência e competitividade de suas operações, buscando garantir a sustentabilidade do negócio.

A Gerdau respeita o meio ambiente e, por isso, investe continuamente na atualização tecnológica de suas plantas industriais. Todas as unidades da Empresa seguem um conjunto de rigorosas práticas alinhadas à norma ISO 14.001, definidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O SGA avalia todas as atividades da Gerdau sob o ponto de vista ambiental, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final, incluindo a reciclagem de coprodutos.

Atualmente, cerca de 75% do aço produzido pela Gerdau no mundo é feito a partir da reciclagem de sucata ferrosa. Com isso, a Empresa transforma globalmente cerca de 14 milhões de toneladas de sucata em aço por ano, o que a posiciona como a maior recicladora da América Latina. Além disso, cerca de 84% dos coprodutos gerados no processo produtivo do aço na Gerdau são reaproveitados internamente ou por distintos segmentos da economia. Os materiais são utilizados para construção de estradas, pavimentação, produção de ferro-liga, fabricação de cimento e cerâmicas, entre outras aplicações.

A Empresa realiza também investimentos constantes em sistemas fechados de tratamento e circulação de água em suas unidades. O índice de reaproveitamento da água utilizada nas usinas da Gerdau está acima de 96% um dos melhores da indústria do aço em nível mundial. Ao preservar cinturões verdes em suas plantas industriais, a Gerdau também ajuda a melhorar a qualidade do ar e manter a biodiversidade local. De um total de 20 mil hectares de sua propriedade, a Empresa possui 5 mil hectares de matas preservadas, compostas por reservas legais ou de preservação permanente. Outros 4 mil hectares são matas conservadas voluntariamente.

Já a estratégia de energia da Gerdau é definida com uma visão de longo prazo, por meio de um portfólio de autoprodução e de contratos de longo e médio prazos. Além disso, a Gerdau tem capacidade de geração própria de cerca de 40% da energia que consome no Brasil, produzida em suas usinas hidrelétricas, assim como pela cogeração na usina Ouro Branco (MG). Esse portfólio diversificado possibilita que a Gerdau tenha flexibilidade de alocação de recursos de energia para suas unidades industriais e garante o atendimento à demanda de seus clientes.

Estimular o trabalho voluntário de seus colaboradores é uma das principais contribuições que a Gerdau pode fazer à sociedade. Isso porque, ao atuarem como voluntários em projetos sociais, os profissionais da Empresa ampliam suas habilidades pessoais, desenvolvem cada vez mais a cultura de cidadania e solidariedade com o próximo, possibilitando uma maior integração entre a Empresa e as comunidades e gerando um círculo virtuoso entre todos. A Gerdau também promove projetos voltados para o desenvolvimento da cadeia de negócios do aço e apoia globalmente mais de mil ações sociais, com destaque para iniciativas transformadoras da sociedade, como o Movimento Todos pela Educação e o Movimento Brasil Competitivo.

Gerdau

Avenida Farrapos, 1811 - Floresta - Porto Alegre - RS CEP: 90220-005
Tel.: (51) 3323-20000
www.gerdau.com

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil