Com o compromisso de desenvolver suas operações de forma sustentável, a CSN é uma empresa que investe continuamente na gestão ambiental e no relacionamento com as comunidades das regiões onde atua. A Companhia conta com um sistema de gestão ambiental certificado na Norma ISO 14001 na maior parte de suas unidades, mantendo um canal aberto ao público interno e externo, por meio da Linha Verde. Todos os controles ambientais são auditados para atender a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), contribuindo para atenuar os riscos ambientais das operações da Companhia.

A CSN vem realizando o inventário das emissões de gases de efeito estufa desde 2010, seguindo as diretrizes do GHG Protocol visando subsidiar o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de carbono, mitigação de riscos e de adaptação às mudanças climáticas. Além disso, participa do CDP, reportando aspectos relacionados à gestão de gases do efeito estufa da Usina Presidente Vargas – UPV, do Fórum Clima, organizado pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, e dos grupos de trabalho do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), que trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional.

Preocupada com o potencial risco de escassez de recursos hídricos, principalmente na região Sudeste, a CSN vem promovendo várias ações para aumentar a eficiência no uso da água em seus processos produtivos, tendo como destaque um índice de reuso de água superior a 90% na Usina Presidente Vargas – UPV. Hoje, a CSN é tida como uma referência no tema e recebeu menção honrosa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) por um de seus projetos de reuso de água, na ocasião, o projeto de reuso de efluentes da fábrica de cal. Além disso, a CSN investe na divulgação do tema hídrico, promovendo anualmente em Volta Redonda o Fórum Sul Fluminense Sobre Águas. O evento conta com a participação de empresas privadas, órgãos públicos, estaduais e municipais e instituições de ensino da região.

A CSN desenvolve, em parceria com a Fundação CSN, projetos de educação ambiental com ênfase nas questões relacionadas ao patrimônio histórico e natural, bem como na convivência com suas atividades e operações, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre funcionários da empresa, professores e alunos da rede pública. A Companhia publicou os Relatórios de Atividades do Programa de Educação Ambiental das unidades situadas em MG, de cimento em Arcos; na NAMISA, em Congonhas, Itabirito e Rio Acima; e na Mineração Casa de Pedra, em Congonhas e Belo Vale.

A CSN também desenvolve projetos de educação ambiental e de resgate do patrimônio histórico e natural, com destaque para ações nas unidades de Arcos, NAMISA, Mineração Casa de Pedra e TLSA.

Evidenciando o compromisso de manter constante gestão dos seus passivos ambientais de áreas industriais e recuperação de áreas degradadas de mineração, sempre em conformidade com a legislação, promove a reabililtação ambiental por meio de inovações tecnológicas e de técnicas consagradas. Em 2014, a CSN totalizou a execução de 494 hectares de recuperação ambiental de áreas degradadas pela antiga mineração de carvão na região de Criciúma (SC), das obras iniciadas em 1997.

Com o compromisso de desenvolver suas operações de forma sustentável, a Transnordestina Logística S.A. – TLSA e a Ferrovia Transnordestina Logística S.A. - FTL são empresas que investem continuamente na gestão ambiental e no relacionamento com as comunidades das regiões onde atuam. Houve uma reestruturação da área ambiental pela qual foi possível internalizar diversos processos até então executados por terceiros, agregando dinamismo, respostas imediatas e otimização dos recursos, que vêm apresentando resultados significativos, como o início das atividades de plantio compensatório no Parque Nacional da Serra da Capivara.

A Companhia vem desenvolvendo um mapeamento constante de stakeholders e de indicadores nos temas ambientais, sociais e econômicos para todas as suas operações, conforme diretrizes do Global Report Initiative (GRI – G4) permitindo conhecer de forma objetiva seu desempenho e fortalecer sua estratégia de sustentabilidade.

É ao Conselho de Sustentabilidade que se deve parte do processo de amadurecimento das responsabilidades socioambientais dentro da CSN. O órgão identifica inovações e tendências, joga luz em questões ligadas à sustentabilidade e aponta riscos e oportunidades. Para isso, debate e planeja estratégias, a fim de aprimorar o desempenho da Companhia nas questões sociais, ambientais e econômicas de forma conjunta.

CSN

Escritório Corporativo
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.400, 20º andar - Itaim Bibi, São Paulo/SP CEP: 04538-132
Tel.: (11) 3049-7100
Tel.: (11) 3049-7150
http://www.csn.com.br

Empresas Associadas

Canais Sociais |
Mapa do Site      
Copyright 2015 - Instituto Aço Brasil