O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) atua, desde 1963, em prol do desenvolvimento e da competitividade da indústria do aço no País. Com mais de 45 anos de história, o IBS está adotando novo nome e marca. Por que mudar neste momento?

Pesquisa realizada pelo Instituto mostrou que o público em geral não faz associação clara da palavra siderurgia com a indústria produtora de aço. O termo siderurgia é aplicado a outros segmentos da economia.

Além disso, a pesquisa identificou a necessidade de ressaltar a importância do aço no dia a dia das pessoas. No trabalho, em casa, no lazer, nos hospitais, obras públicas... para onde quer que se olhe, há produtos confeccionados em aço ou a partir de máquinas de aço. A presença é tão constante que o aço muitas vezes torna-se invisível.

No entanto, este é o produto de uma das indústrias mais importantes para o desenvolvimento da economia brasileira. Uma indústria que cada vez mais sente a necessidade de demonstrar de forma mais explícita seu comprometimento com o desenvolvimento do país e as demandas da sociedade. Comprometimento este revelado também nas ações em prol da sustentabilidade, baseada nos pilares econômico, social e ambiental.

A indústria do aço no Brasil é uma das mais competitivas do mundo. Vem gerando anualmente mais de R$ 45 bilhões em valor adicionado para o país, sendo responsável por um saldo comercial acima de US$ 4 bilhões, o que significa aproximadamente 18% do total do País. Emprega atualmente cerca de 110 mil pessoas e dá prioridade a qualificação de seus funcionários, com investimentos constantes em treinamento e aperfeiçoamento.

As empresas siderúrgicas buscam aperfeiçoar continuamente a ecoeficiência de seus processos e produtos, norteadas não só pela legislação ambiental como por referências das melhores tecnologias e práticas operacionais.

É nesse contexto que o IBS muda seu nome para INSTITUTO AÇO BRASIL e implanta nova logomarca, em sintonia com as demandas da sociedade em prol da sustentabilidade, fortalecendo a identidade da indústria siderúrgica brasileira e a importância do aço no dia a dia das pessoas e no desenvolvimento do país.

O INSTITUTO AÇO BRASIL nasce com o objetivo de reforçar os atributos positivos da indústria do aço, como solidez, eficiência, responsabilidade sócio ambiental, resistência, modernidade, confiabilidade, além de esclarecer o que não é percebido corretamente. O setor está preparado para vencer os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento. O compromisso é com o Brasil.

  • Video Institucional

Área de Download