Introdução

No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.

Esses materiais já se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabricá-los exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.

Conheça agora um pouco mais sobre como foi o processo de criação e desenvolvimento do produto e da indústria, tanto no Brasil quanto no mundo.

Primeira Siderúrgica do Brasil – Conheça a Floresta de Ipanema:

No interior de São Paulo, dentro da Floresta Nacional de Ipanema, podem ser encontradas as ruínas da que é considerada a primeira siderúrgica nacional brasileira. A Real Fábrica de Ferro de Ipanema, como é mais comumente conhecida, tem história de séculos.

Conheça agora a sua trajetória.