• +55 (21) 2524-6917 | eventos@acobrasil.org.br

Programa

Dia 20 de agosto (terça-feira)

18:00 Congresso Aço Brasil – Abertura

Palestrante
Jair Bolsonaro

Presidente da República

Jair Bolsonaro foi eleito em outubro de 2018 presidente da República com 57.797.847 dos votos, 55,13% do eleitorado brasileiro, pela Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB). Sua carreira política começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade. Em 1990, dois anos depois de eleito, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados

Davi Alcolumbre

Davi Alcolumbre

Onyx Dornelles Lorenzoni

Ministro de Estado Chefe da Casa Civil

Nascido em Porto Alegre (RS) em 3 de outubro de 1954, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni, é médico veterinário e empresário. Em 2018, foi eleito pela quinta vez consecutiva para a Câmara dos Deputados, com a maior votação de sua história. Após a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, assumiu a coordenação da transição governamental no cargo de ministro extraordinário. Em janeiro de 2019, tomou posse como ministro da Casa Civil. Onyx Lorenzoni atuou nas principais comissões da Câmara dos Deputados, tendo presidido a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em 2008. Foi titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Comissões Parlamentares de Inquérito, exercendo papel de destaque na CPMI dos Correios e na CPI da Petrobras. Na última legislatura, relatou o Projeto de Lei 4850/16, que estabelece medidas contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, baseado nas 10 Medidas do Ministério Público Federal (MPF). Antes de chegar ao cargo de deputado federal, cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Paulo Guedes

Ministro de Estado da Economia

PhD em economia pela Universidade de Chicago. Foi professor da PUC-RJ, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Fundador do Banco Pactual, da Abril Educação, das Faculdades Ibmec e do Instituto Millenium. Integrou conselhos de administração de grandes empresas. Paulo Guedes também foi colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo e das Revistas Exame e Época.

18:40 Coquetel

Dia 21 de agosto (quarta-feira)

09:00 Conferência Inaugural – Situação e Perspectivas da Indústria Mundial do Aço

Conferencista
André B. Gerdau Johannpeter

Chairman da worldsteel Association

ANDRÉ B. GERDAU JOHANNPETER Graduado em Administração de Empresas pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, completou sua formação acadêmica com os cursos General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, na Ashridge Business School (Inglaterra) e Advanced Management Program na Wharton School – Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos). Possui mais de 30 anos de experiência na Gerdau e exerceu o cargo de Chief Executive Officer (CEO) de Jan/2007 a Dez/2017. Atualmente é Vice-Presidente Executivo do Conselho de Administração da Empresa. Atua também como Presidente da Worldsteel Association, membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da Alacero. É membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e do Conselho de Economia da FIERGS.

09:45 Painel 1 – Competitividade e abertura comercial

Moderador
Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Vice-Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil/Diretor Executivo das Operações de Negócios Brasil, Argentina e Uruguai da Gerdau

Palestrante
Ricardo Amorim

Economista

Marcos Prado Troyjo

Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais

Economista, cientista político e diplomata, mestre e doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela USP; pós-doutor pela Universidade de Columbia. Foi fundador e Diretor do Centro de Governança Econômica Global (BRICLab) da Universidade Columbia. Dirigiu também a Iniciativa Inteligente de Tecnologia e Comércio (ITTI) no âmbito da International Chamber of Commerce. Autor de livros sobre desenvolvimento econômico internacional.

11:15 Intervalo

11:35 Painel 2 – A indústria de transformação é estratégica para o País?

Moderador
Benjamin Mario Baptista Filho

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente da ArcelorMittal Brasil

ArcelorMittal Brasil - Presidente e CEO – desde outubro de 2009 ArcelorMittal Tubarão –Vitória (ES), Brasil - CEO – desde abril de 2009 - Vice Presidente Comercial – de 2006 a 2009 - Diretor de Desenvolvimento e Comercial – de 1992 a 2006 - Gerente Geral de Vendas – de 1987 a 1992 - Gerente de Exportação – de 1983 a 1987 Participação em Conselho - Conselheiro do Instituto Aço Brasil - Diretor da Associação Latino-americana do Aço – Alacero Formação Acadêmica: - Engenharia Metalúrgica pela PUC-RJ em 1976
Palestrante
Carlos da Costa

Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade

Economista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. É fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Foi professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.
José Ricardo Roriz

Presidente em exercício da FIESP

Luiz Carlos Moraes

Presidente da ANFAVEA

Fernando Figueiredo

Presidente-Executivo da Abiquim

13:05 Almoço

14:05 Conferência Especial - Importância da gestão operacional de risco

14:35 Painel 3 – Crescimento econômico – drivers de consumo

Moderador
Jefferson De Paula

Conselheiro do Aço Brasil/CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam

Membro do Comitê Executivo do Grupo ArcelorMittal e CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam. Engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal Fluminense (Brasil), com mestrado em Marketing e Finanças pela Universidade Austral (Argentina) e cursos executivos na Insead (França) e Kellogg School of Management (EUA). Tem mais de 35 anos na indústria do aço. Está no grupo desde 1991, ocupando várias posições no Brasil, Argentina e Europa. É membro do conselho de administração da ArcelorMittal na Argentina, presidente do Conselho da Belgo Bekaert Arames e presidente da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero).
Palestrante
Frederico Ayres Lima

Conselheiro do Aço Brasil / Diretor Presidente da Aperam South America

Frederico Ayres Lima é o Diretor Presidente da Aperam South America desde dezembro de 2014. É membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil. No grupo Aperam desde 1996, foi Diretor Comercial, Gerente Geral de Negócios de Aços Elétricos e Carbono e Gerente de Exportação.É Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Metalurgia pela UFMG e MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas.
General Carlos Alberto dos Santos Cruz

Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República

Natural do Rio Grande do Sul (RS), o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz graduou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. É engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especializado em Operações na Selva e em Ações de Comandos. Foi graduado no nível de política e estratégia no United States Army War College (Carlisle – Pensilvânia – Estados Unidos da América) em 2001 e 2002, foi adido militar na embaixada do Brasil em Moscou. Comandou o 43º Batalhão de Infantaria Motorizado em Cristalina (Go), a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cuiabá (MT), a Segunda Divisão de Exército em São Paulo (SP) e foi subcomandante de Operações Terrestres em Brasília (DF). Comandou as tropas da ONU na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Foi, ainda, conselheiro do Banco Mundial para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2011 e, da ONU, para a revisão do reembolso aos países contribuintes de tropas em missões de paz. Já na reserva, foi chefe da seção de assuntos militares da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Posteriormente, retornou para o serviço ativo do Exército para comandar as tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). De abril de 2017 a junho de 2018, foi o Secretário Nacional de Segurança Pública. Como Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, fará a interlocução entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, no auxílio da coordenação política, social e institucional junto ao Presidente da República.
Magda Chambriard

Consultora FGV/Energia

Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ, se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras. Fez diversos cursos, além dos relativos a produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, desenvolvimento para Conselho de Administração. Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de exploração e e a de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras.  Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas a Exploração e Produção. 

16:05 Intervalo

16:25 Conferência Especial - Índia, um caso de Sucesso

Conferencista
Claudio Bastos

Conselheiro do Aço Brasil/Presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém

Cláudio Bastos é formado em Economia peIa Universidade de Brasília (UNB), tendo cursado o mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e diversos treinamentos executivos de gestão, estratégia e liderança no MIT Sloan School of Management e Kellogg School of Management nos Estados Unidos. Com vasta experiência executiva, já atuou na Cepal – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, nos Ministérios da Indústria e Comércio e da Fazenda e em empresas de diversos setores: transportes, comunicação e mineração. Nos últimos quinze anos, Cláudio Bastos atuou na Vale em diferentes países. Foi diretor financeiro na Vale Indonésia – produtora de níquel, e na Vale em Singapura para a Ásia e Pacífico; e por seis anos e meio presidente da Compañia Minera Misky Mayo, no Peru.

16:55 Painel 4 - Futuro da Indústria Brasileira do Aço – A visão dos CEOs

Moderador
Marco Polo de Mello Lopes

Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil

Economista, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil desde 2010, foi Diretor Executivo da Associação das Siderúrgicas Privadas - ASP e Coordenador Executivo da Ação Empresarial Integrada. Assumiu a liderança executiva do Aço Brasil em 1993, quando a entidade ainda tinha o nome de Instituto Brasileiro de Siderurgia. É Vice-Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura – COINFRA da Confederação Nacional da Indústria – CNI; Diretor da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; Vice-Presidente Indústria, representando a CNI, na atual Comissão Portos; Diretor Voluntário do Movimento Brasil Competitivo – MBC e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ / Firjan.
Palestrante
Sergio Leite de Andrade

Presidente de Conselho Diretor do Aço Brasil / Diretor-Presidente da Usiminas

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas desde 2016, com mais de 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), da qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais  (FIEMG). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017).
 
Armin Andreas Wuzella

Conselheiro do Aço Brasil / Diretor Presidente da Villares Metals

Gustavo Werneck

Conselheiro do Aço Brasil/Diretor-Presidente (CEO) Gerdau

Gustavo é CEO da Gerdau desde janeiro de 2018. Anteriormente, liderava a operação Gerdau Aços Brasil, principal negócio da Empresa no País. Atua na Empresa desde 2004, tendo ocupado diversas posições estratégicas, como Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação (CIO), Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Industrial da Gerdau Aços Especiais. Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e completou sua formação acadêmica com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no INSPER, Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School (Inglaterra). Também é conselheiro do Instituto Aço Brasil.  
Marcelo Chara

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente Executivo da Ternium Brasil

Marcelo Chara é Presidente Executivo da Ternium Brasil e conselheiro do Instituto Aço Brasil. Engenheiro Metalúrgico e com Mestrado em Metalurgia pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), Marcelo tem uma trajetória executiva internacional de mais de 30 anos na indústria siderúrgica. Foi Diretor Industrial da Ternium na Argentina, Diretor de Operações na Sidor (Venezuela), Vice-presidente Industrial da Usiminas, entre outros cargos executivos no Grupo Techint. Foi professor na Universidade Católica de Córdoba, Universidade Nacional de La Plata e Universidade Católica de La Plata.

17:25 Encerramento

Conferencista
Almirante Bento Albuquerque

Ministro de Estado de Minas e Energia

Bento Costa Lima tem pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Gestão Internacional pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também frequentou o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Já foi diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa em Washington (EUA) e atuou como observador militar das Forças de Paz da ONU na ex-Iugoslávia em Sarajevo e Dubrovnik. Lima também foi chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra e secretário de ciência, tecnologia e inovação da Marinha.

Copyright © 2019 Congresso do Aço. Todos os direitos reservados.