• +55 (21) 2524-6917 | eventos@acobrasil.org.br

Programa

Dia 21 de agosto (terça-feira)

09:00 Congresso Aço Brasil – Abertura e Cerimônia de posse do presidente e vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil

Michel Temer

Presidente da República

Márcio França

Governador do Estado de São Paulo

Marcos Jorge de Lima

Ministro Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Marcos Jorge de Lima, 39 anos, é administrador legislativo com graduação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e mestre em Administração Pública pela Escola de Administração do Instituto de Direito Público de Brasília. Assumiu como ministro interino a pasta do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em janeiro de 2018. No dia 10 de abril de 2018, foi efetivado no cargo. Entre 2016 e 2017 foi secretário-executivo do MDIC, além de chefe de gabinete.

Dentre outras funções, também atuou como secretário-executivo do Ministério do Esporte, sendo um dos principais responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

Marcos Jorge foi superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, coordenador do Fórum de Gestores Federais da Presidência da República e secretário de Estado da Cultura, todas em Roraima. Foi ainda vice-presidente/Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Exerceu a titularidade do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e dos Conselhos Fiscais da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Marcos Jorge de Lima é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), casado com Ana Rafaela de Lima e tem três filhos.

Alexandre de Campos Lyra

Conselheiro do Aço Brasil/Vice-Presidente Sênior do Grupo Vallourec na América do Sul

Alexandre de Campos Lyra Alexandre de Campos Lyra é Vice-Presidente Sênior do Grupo Vallourec na América do Sul, o que inclui a administração da joint-venture Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, além do cargo de diretor-geral (CEO) das demais empresas do Grupo Vallourec no Brasil desde 2009. Com 25 anos de experiência no setor siderúrgico é graduado em Engenharia Metalúrgica no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ), mestre em Ciências dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e doutor em Metalurgia pela Universidade Técnica de Aachen, Alemanha. Membro do Comitê Executivo do Grupo Vallourec, assumiu em junho de 2016 o cargo de presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, entidade pela qual atuou por sete anos como conselheiro.
Sergio Leite de Andrade

Futuro Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas, com 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), do qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017). Em 1997, foi laureado pela Câmara de Vereadores de Ipatinga com o título de Cidadão Honorário do município. 

09:45 Painel 1: Indústria - Protecionismo ou isonomia?

Moderador
Benjamin Steinbruch

Diretor-Presidente da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN

Benjamin Steinbruch é diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), presidente do Conselho de Administração do Banco Fibra e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Steinbruch iniciou sua trajetória empresarial no grupo têxtil Vicunha, de propriedade de sua família. Nos anos 90, capitaneou o consórcio que adquiriu a CSN, durante as privatizações. Sob sua direção, a CSN tornou-se um dos maiores grupos siderúrgicos integrados do mundo, além de ser o segundo maior exportador de minério de ferro do Brasil e investir em cimentos, logística e energia. Uma multinacional com orgulho de ser brasileira, a CSN hoje tem plantas nos EUA, em Portugal e na Alemanha.
Debatedor
Marcos Lisboa

Presidente do Insper

Marcos de Barros Lisboa é Vice-Presidente do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa, Economista, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e Ph.D. em Economia pela  Universidade da Pensilvânia (EUA). Foi professor assistente na Stanford University, 1996-1998, e professor-assistente da EPGE/FGV entre 1998 e2002. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre os anos de 2003 e 2005, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil, IRB-Brasil Re, entre 2005 e 2006 e ocupou o cargo de vice-presidente no Itaú-Unibanco entre 2010 e 2013.
Antonio Delfim Netto

Economista

No início de sua carreira pública foi membro do Grupo de Planejamento do governo do Estado de São Paulo e da Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai e conselheiro do Conselho Nacional de Economia. Tem vários livros publicados sobre problemas da economia brasileira e escreve semanalmente nos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico e   na revista Carta Capital . Seus artigos são também publicados regularmente em cerca de 70 periódicos em São Paulo e em vários outros Estados .
Roberto Giannetti da Fonseca

Presidente do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL)

Presidente do Conselho de Empresários da América Latina – CEAL - Economista formado pela USP, foi diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – entidade que representa 41% do setor industrial nacional – por nove anos. Foi Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) vinculado à Presidência da República (no governo de FHC) e presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  
 

11:15 Intervalo

11:35 Painel 2: Excesso de capacidade de produção de aço no mundo – como solucionar?

Moderador
André B. Gerdau Johannpeter

Conselheiro do Aço Brasil/Vice-Presidente Executivo do Conselho de Administração da Gerdau

André B. Gerdau Johannpeter é diretor-presidente (CEO) da Gerdau desde janeiro de 2007 e integra o Conselho de Administração da Empresa desde o início de 2008. Possui mais de 30 anos de experiência na organização. É conselheiro do Instituto Aço Brasil e membro do Comitê Executivo do Worldsteel Association. Atua também como membro do Conselho do Conselho Superior Estratégico da FIESP e do Conselho de Economia da FIERGS. É graduado em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Complementou sua formação acadêmica com os cursos de General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, em Ashridge (Inglaterra) e Advanced Management Program, na Wharton School – Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos).
Palestrante
Nae Hee Han

Diretora de Estudos Econômicos e Estatística da worldsteel

Le Xia

Economista chefe para Asia - BBVA Research

Dr. Le Xia is Chief Economist for Asia at BBVA Research Department. He also serves as a research fellow in International Monetary Institute at Renmin University of China. Prior to joining BBVA Research team, Dr. Xia worked for the Treasury Department of Bank of China (Hong Kong). Dr. Xia has extensive interest in economic research, in particular for monetary policy and banking sectors in emerging economies. He has published his works in both academic journals and the international media, including Financial Times, the Wall Street Journal, Bloomberg and China Daily. He obtained his PhD from the University of Hong Kong and a master degree from Renmin University of China.
Filipe Silva

Economista da OCDE

13:00 Almoço

14:40 Painel 3: Consumidores – o que esperam da indústria do aço em 10 anos

Moderador
Alexandre de Campos Lyra

Conselheiro do Aço Brasil/Vice-Presidente Sênior do Grupo Vallourec na América do Sul

Alexandre de Campos Lyra Alexandre de Campos Lyra é Vice-Presidente Sênior do Grupo Vallourec na América do Sul, o que inclui a administração da joint-venture Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, além do cargo de diretor-geral (CEO) das demais empresas do Grupo Vallourec no Brasil desde 2009. Com 25 anos de experiência no setor siderúrgico é graduado em Engenharia Metalúrgica no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ), mestre em Ciências dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e doutor em Metalurgia pela Universidade Técnica de Aachen, Alemanha. Membro do Comitê Executivo do Grupo Vallourec, assumiu em junho de 2016 o cargo de presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, entidade pela qual atuou por sete anos como conselheiro.
Palestrante
Filomena Russo

Arquiteta

Debatedor
Gisbert Rühl

CEO da Klöckner & Co SE

 With a number of leadership positions in industry and consulting already under his belt, Gisbert Rühl joined the Klöckner & Co Management Board as CFO in 2005. He has served as Chairman of the Board since 2009. Gisbert is currently driving forward Klöckner & Co’s digital transformation and the development of an open industry platform in which the company plays a pioneering role within the steel industry.
Antonio Sérgio Martins Mello

Vice-presidente da ANFAVEA

16:05 Intervalo

16:25 Painel 4: Sustentabilidade na indústria do aço

Moderador
Frederico Ayres Lima

Conselheiro do Aço Brasil / Diretor Presidente da Aperam South America

Frederico Ayres Lima é o Diretor Presidente da Aperam South America desde dezembro de 2014. É membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil. No grupo Aperam desde 1996, foi Diretor Comercial, Gerente Geral de Negócios de Aços Elétricos e Carbono e Gerente de Exportação.É Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Metalurgia pela UFMG e MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas.
Palestrante
Peter Levi

Analista de tecnologia de energia - Agência Internacional de Energia

Peter is an Energy Technology Analyst at the International Energy Agency (IEA) in the Directorate of Sustainability, Technology and Outlooks. He focuses mainly on energy use in industry, including whole systems modelling of energy-intensive sub-sectors. He joined the IEA in 2017, prior to which he gained experience as an engineering consultant, an independent consultant in energy analysis and as researcher in academia. He holds an MEng degree from the University of Bristol and an MPhil degree from the University of Cambridge, both in engineering. He has authored multiple articles and reports on a variety of topics related to the energy sector.
Michael Braungart

Químico alemão - Professor da Universidade Técnica de Munique

Michael Braungart is CEO of EPEA, Environmental Protection and Encouragement Agency in Hamburg (Germany), ‘The cradle of Cradle to Cradle’ and professor at the Leuphana University Lüneburg. He is also co-founder of McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC) in Charlottesville, Virginia and founder of the Hamburger Environmental Institute (HUI). For decades, Prof. Dr. Michael Braungart has pioneered the Cradle to Cradle design concept. He has worked with a number of organizations and companies across a range of industries, and has developed tools for designing eco-effective products, business systems and intelligent materials pooling.

18:00 Coquetel

Dia 22 de agosto (quarta-feira)

09:00 Painel 5 – Infraestrutura – destravando o crescimento econômico

Palestrante
Martin Raiser

Diretor do Banco Mundial para o Brasil e autor do estudo “Back to Planning: How to Close Brazil’s Infrastructure Gap in Times of Austerity”

José Carlos Martins

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC

José Carlos Martins é presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção desde o dia 1o de julho de 2014. Nascido no Rio Grande do Sul, em 25 de dezembro de 1953, é empresário e engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná em 1977. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná - Ademi-PR, no período de 1998 a 2001 e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná - Sinduscon-PR, de 2001 a 2004. Entre 2010 e 2012 exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Foi vice-presidente da CBIC de 2001 a 2014.
Eliana Taniguti

Diretora da E8 Inteligência

Coordenador
Benjamin Mario Baptista Filho

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente da ArcelorMittal Brasil

ArcelorMittal Brasil - Presidente e CEO – desde outubro de 2009 ArcelorMittal Tubarão –Vitória (ES), Brasil - CEO – desde abril de 2009 - Vice Presidente Comercial – de 2006 a 2009 - Diretor de Desenvolvimento e Comercial – de 1992 a 2006 - Gerente Geral de Vendas – de 1987 a 1992 - Gerente de Exportação – de 1983 a 1987 Participação em Conselho - Conselheiro do Instituto Aço Brasil - Diretor da Associação Latino-americana do Aço – Alacero Formação Acadêmica: - Engenharia Metalúrgica pela PUC-RJ em 1976

10:05 Intervalo

10:25 Conferência: Cenário Politico – eleições 2018

Murillo de Aragão

Cientista Político

Murillo de Aragão é advogado, jornalista e cientista político. É articulista dos jornais O Estado de São Paulo, O Tempo (Belo Horizonte), O LIberal (Belém) do Blog do Noblat (O Globo) e revista IstoÉ. É Debatedor do Programa Globo News Painel. Formado em Direito, é mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela UnB. Fundador e presidente da Arko Advice Pesquisas e sócio fundador da Advocacia Murillo de Aragão (Brasília). Autor dos livros "Grupos de Pressão no Congresso Nacional"(Maltese, 1992) e "Reforma Política - O Debate Inadiável"(Civilização Brasileira, 2014). É conselheiro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômica e Social da Presidência da República) (2007 - 2015 e 2016-2018). É membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional desde 2015.

10:55 Painel 6 - Futuro da Indústria Brasileira do Aço – A visão dos CEOs

Moderador
Marco Polo de Mello Lopes

Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil

Economista, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil desde 2010, foi Diretor Executivo da Associação das Siderúrgicas Privadas - ASP e Coordenador Executivo da Ação Empresarial Integrada. Assumiu a liderança executiva do Aço Brasil em 1993, quando a entidade ainda tinha o nome de Instituto Brasileiro de Siderurgia. É Vice-Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura – COINFRA da Confederação Nacional da Indústria – CNI; Diretor da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; Vice-Presidente Indústria, representando a CNI, na atual Comissão Portos; Diretor Voluntário do Movimento Brasil Competitivo – MBC e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ / Firjan.
Debatedor
Sergio Leite de Andrade

Futuro Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas, com 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), do qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017). Em 1997, foi laureado pela Câmara de Vereadores de Ipatinga com o título de Cidadão Honorário do município. 
Marcelo Chara

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente Executivo da Ternium Brasil

Marcelo Chara é Presidente Executivo da Ternium Brasil e conselheiro do Instituto Aço Brasil. Engenheiro Metalúrgico e com Mestrado em Metalurgia pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), Marcelo tem uma trajetória executiva internacional de mais de 30 anos na indústria siderúrgica. Foi Diretor Industrial da Ternium na Argentina, Diretor de Operações na Sidor (Venezuela), Vice-presidente Industrial da Usiminas, entre outros cargos executivos no Grupo Techint. Foi professor na Universidade Católica de Córdoba, Universidade Nacional de La Plata e Universidade Católica de La Plata.
Jefferson De Paula

Conselheiro do Aço Brasil /CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas Central, do Sul e Caribe

Membro do Comitê Executivo do Grupo ArcelorMittal e CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas Central, do Sul e Caribe. Engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal Fluminense (Brasil), com mestrado em Marketing e Finanças pela Universidade Austral (Argentina) e cursos executivos na Insead (França) e Kellogg School of Management (EUA). Tem mais de 35 anos na indústria do aço. Está no grupo desde 1991, ocupando várias posições no Brasil, Argentina e Europa. É membro do conselho de administração da ArcelorMittal na Argentina, presidente do Conselho da Belgo Bekaert Arames e presidente da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero).
Gustavo Werneck

Conselheiro do Aço Brasil/Diretor-Presidente (CEO) Gerdau

Gustavo é CEO da Gerdau desde janeiro de 2018. Anteriormente, liderava a operação Gerdau Aços Brasil, principal negócio da Empresa no País. Atua na Empresa desde 2004, tendo ocupado diversas posições estratégicas, como Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação (CIO), Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Industrial da Gerdau Aços Especiais. Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e completou sua formação acadêmica com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no INSPER, Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School (Inglaterra). Também é conselheiro do Instituto Aço Brasil.  

12:25 Encerramento

Sergio Leite de Andrade

Futuro Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas, com 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), do qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017). Em 1997, foi laureado pela Câmara de Vereadores de Ipatinga com o título de Cidadão Honorário do município. 

Copyright © 2018 Congresso do Aço. Todos os direitos reservados.