• +55 (21) 2524-6917 | eventos@acobrasil.org.br

Programa

Dia 20 de agosto (terça-feira)

18:00 Congresso Aço Brasil – Abertura

Palestrante
Onyx Dornelles Lorenzoni

Ministro de Estado Chefe da Casa Civil

Nascido em Porto Alegre (RS) em 3 de outubro de 1954, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni, é médico veterinário e empresário. Em 2018, foi eleito pela quinta vez consecutiva para a Câmara dos Deputados, com a maior votação de sua história. Após a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, assumiu a coordenação da transição governamental no cargo de ministro extraordinário. Em janeiro de 2019, tomou posse como ministro da Casa Civil. Onyx Lorenzoni atuou nas principais comissões da Câmara dos Deputados, tendo presidido a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em 2008. Foi titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Comissões Parlamentares de Inquérito, exercendo papel de destaque na CPMI dos Correios e na CPI da Petrobras. Na última legislatura, relatou o Projeto de Lei 4850/16, que estabelece medidas contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, baseado nas 10 Medidas do Ministério Público Federal (MPF). Antes de chegar ao cargo de deputado federal, cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Paulo Guedes

Ministro de Estado da Economia

PhD em economia pela Universidade de Chicago. Foi professor da PUC-RJ, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Fundador do Banco Pactual, da Abril Educação, das Faculdades Ibmec e do Instituto Millenium. Integrou conselhos de administração de grandes empresas. Paulo Guedes também foi colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo e das Revistas Exame e Época.
Almirante Bento Albuquerque

Ministro de Estado de Minas e Energia

Bento Costa Lima tem pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Gestão Internacional pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também frequentou o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Já foi diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa em Washington (EUA) e atuou como observador militar das Forças de Paz da ONU na ex-Iugoslávia em Sarajevo e Dubrovnik. Lima também foi chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra e secretário de ciência, tecnologia e inovação da Marinha.
Sergio Leite de Andrade

Presidente de Conselho Diretor do Aço Brasil / Diretor-Presidente da Usiminas

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas desde 2016, com mais de 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), da qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais  (FIEMG). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017).
 
Marco Polo de Mello Lopes

Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil

Economista, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil desde 2010, foi Diretor Executivo da Associação das Siderúrgicas Privadas - ASP e Coordenador Executivo da Ação Empresarial Integrada. Assumiu a liderança executiva do Aço Brasil em 1993, quando a entidade ainda tinha o nome de Instituto Brasileiro de Siderurgia. É Vice-Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura – COINFRA da Confederação Nacional da Indústria – CNI; Diretor da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; Vice-Presidente Indústria, representando a CNI, na atual Comissão Portos; Diretor Voluntário do Movimento Brasil Competitivo – MBC e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ / Firjan.

18:40 Coquetel

Dia 21 de agosto (quarta-feira)

09:00 Conferência Inaugural – Situação e Perspectivas da Indústria Mundial do Aço

Conferencista
André B. Gerdau Johannpeter

Chairman da worldsteel Association

ANDRÉ B. GERDAU JOHANNPETER Graduado em Administração de Empresas pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, completou sua formação acadêmica com os cursos General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, na Ashridge Business School (Inglaterra) e Advanced Management Program na Wharton School – Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos). Possui mais de 30 anos de experiência na Gerdau e exerceu o cargo de Chief Executive Officer (CEO) de Jan/2007 a Dez/2017. Atualmente é Vice-Presidente Executivo do Conselho de Administração da Empresa. Atua também como Presidente da Worldsteel Association, membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da Alacero. É membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e do Conselho de Economia da FIERGS.

09:30 Conferência – Capitalismo Consciente, o modelo econômico para o século XXI

Conferencista
Thomas Eckschmidt

Coautor do livro Fundamentos do Capitalismo Consciente e cofundador do capitalismo consciente no Brasil

Thomas Eckschmidt - Empreendedor de sucesso com 12 prêmios, criativo com 04 patentes depositadas autor de sucesso com 10 livros publicados e palestrante internacional com TEDx com mais de 200 mil visualizações. Coautor do livro Conscious Capitalism Field Guide (Harvard) e Fundamentos do Capitalismo Consciente (Editora Voo 2016) também foi cofundador do capitalismo consciente no Brasil em 2013. Primeiro brasileiro a se envolver com o movimento global Conscious Capitalism em 2010, tem um programa de formação em fundamentos do capitalismo consciente, já realizado em cinco países com mais de 500 consultores formados e atua como professor em várias escolas de negócios e também como conselheiro de empresas. Thomas Eckschmidt se dedica a divulgar um modo de administrar empresas que leva em consideração o benefício de todos os elos da cadeia: do fundador ao fornecedor, do cliente ao funcionário.  

10:00 Painel de Honra

Palestrante
Jair Bolsonaro

Presidente da República

Jair Bolsonaro foi eleito em outubro de 2018 presidente da República com 57.797.847 dos votos, 55,13% do eleitorado brasileiro, pela Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB). Sua carreira política começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade. Em 1990, dois anos depois de eleito, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

10:20 Painel 1 – Competitividade e abertura comercial

Moderador
Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Vice-Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil/Diretor Executivo das Operações de Negócios Brasil, Argentina e Uruguai da Gerdau

Faraco é formado em Engenharia Mecânica pela UFPR, com MBA pela Manchester Business School, Inglaterra, e especialização em finanças pela FGV. Ingressou na Gerdau em 2003, tendo ocupado diversas posições nas áreas de marketing, vendas, TI e  planejamento aqui no Brasil e exterior. Em agosto de 2017 assumiu a liderança das operações da Gerdau no Brasil, Argentina e Uruguai. Em sua trajetória profissional teve passagem pela Shell Petróleo e também pela Volvo Automóveis e Caminhões.
Palestrante
Juan Ferres

Fundador da Ferres Consultoria Econômica

Experiência em consultoria econômica desde 1997 atuando em empresas de renome no país; economista chefe da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça onde coordenou atividades antitruste e da integração com o CADE; professor de MBA da FGV (2007-2009) e OAB (2009) nas áreas de regulação e concorrência; e palestrante em Congressos e Eventos nacionais e internacionais como IBRAC, no CMEP e International Competition Network, por exemplo.

Fundador da Ferrés Consultoria Econômica (2008), empresa que presta assessoria em questões Antitruste, Regulação e Estratégia competitiva.

Reconhecido como economista referência em antitruste pela Who’s Who Legal Americas (Brazil’s Leading Business Economists) (2015) e indicado ao prêmio BNDES de economia como projeto de mestrado do ano pela IPE-USP (2004).

Economista graduado pela FEA-USP (2001) e mestre em desenvolvimento econômico pelo IPE-USP (2004).

Marcos Prado Troyjo

Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais

Economista, cientista político e diplomata, mestre e doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela USP; pós-doutor pela Universidade de Columbia. Foi fundador e Diretor do Centro de Governança Econômica Global (BRICLab) da Universidade Columbia. Dirigiu também a Iniciativa Inteligente de Tecnologia e Comércio (ITTI) no âmbito da International Chamber of Commerce. Autor de livros sobre desenvolvimento econômico internacional.
Antonio Corrêa de Lacerda

Economista

Palestrante em congressos, convenções, seminários, eventos públicos e abertos sobre temas envolvendo economia brasileira, conjuntura econômica, cenários econômicos e implicações das medidas econômicas do governo. Doutor em Economia, pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestre em Economia Política e Economista. Professor-doutor e Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da PUCSP, foi, na mesma universidade Coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política. Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre Desenvolvimento e Política Econômica (DEPE-PUCSP). Professor associado da Fundação Dom Cabral e da Fundação Instituto de Administração(FIA). Foi assessor especial do Reitor da PUC-SP (2010 e 2011). Também é membro do GACINT – Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, da USP.
José Velloso Dias Cardoso

Representante da Coalizão Indústria/Presidente Executivo da ABIMAQ

  • Presidente Executivo da ABIMAQ/SINDIMAQ – desde 2013;
  • Membro do Conselho Deliberativo da ABNT – desde 2018;
  • Diretor Eleito da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - desde 2010;
  • Membro do Conselho Deliberativo da Investe SP - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - desde 2010;
  • Membro do Conselho Deliberativo da ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo - desde 1998;
  • 3º Vice-Presidente da ABIMAQ/SINDIMAQ - 1998 a 2007 e 1º Vice-Presidente da ABIMAQ/SINDIMAQ - 2007 a 2013;
  • Diretor da Empresa PTI – Power Transmissores Industriais do Brasil S/A. - 1992 a 2013;
  • Executivo da Empresa Voith SA Máquinas e Equipamentos - 1984 a 1992;
  • Engenheiro Mecânico pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado – 1985 e Administrador de Empresas pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Finanças e Marketing – 1989.
 
Jorge Gerdau Johannpeter

Presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo 

Jorge Gerdau Johannpeter é atualmente membro de Grupo de Controle da Gerdau e um dos acionistas controladores da empresa. Exerceu os cargos de CEO e Presidente do Conselho do Grupo. Com forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado, é presidente do Conselho Superior do MBC - Movimento Brasil Competitivo, presidente emérito do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e membro das Academias Internacional e Brasileira da Qualidade. Nas áreas da cultura, sociedade e educação, preside o Conselho da Fundação Iberê Camargo e o Conselho Consultivo da Junior Achievement Brasil, além de ser integrante do Conselho da Parceiros Voluntários e do Conselho de Fundadores do movimento Todos pela Educação, que presidiu durante 10 anos.

11:55 Intervalo

12:10 Painel 2 – A indústria de transformação é estratégica para o País?

Moderador
Benjamin Mario Baptista Filho

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente da ArcelorMittal Brasil

ArcelorMittal Brasil - Presidente e CEO – desde outubro de 2009 ArcelorMittal Tubarão –Vitória (ES), Brasil - CEO – desde abril de 2009 - Vice Presidente Comercial – de 2006 a 2009 - Diretor de Desenvolvimento e Comercial – de 1992 a 2006 - Gerente Geral de Vendas – de 1987 a 1992 - Gerente de Exportação – de 1983 a 1987 Participação em Conselho - Conselheiro do Instituto Aço Brasil - Diretor da Associação Latino-americana do Aço – Alacero Formação Acadêmica: - Engenharia Metalúrgica pela PUC-RJ em 1976
Palestrante
Igor Calvet

Secretário Especial Adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É servidor público da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Já atuou como analista de Mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
Fernando Figueiredo

Presidente-Executivo da Abiquim

Fernando Figueiredo assumiu a presidência-executiva da Abiquim em 2 de maio de 2011. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Figueiredo foi membro dos Conselhos de Economia, Superior de Inovação e Competitividade, e é membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da Fiesp, membro dos Conselhos Setorial da Industria e Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI e membro do Fórum Nacional da Indústria.  É Presidente do  Comitê Científico Consultivo do Instituto SENAI de Biotecnologia Industrial. Foi professor de Direito na FMU e leciona Comunicação Corporativa no Programa de Educação Continuada da FGV. Na Abiquim, ele foi membro da Comissão de Economia e coordenou as comissões de Assuntos Jurídicos, de Assuntos Legislativos e a de Comunicação e Imagem. Fernando Figueiredo foi, até dezembro de 2010, vice-presidente da área química e membro do Comitê Executivo do grupo BASF na América do Sul, onde atuou durante 32 anos, com responsabilidades pelas áreas Química, Comunicação Social e Jurídica. Ele começou sua carreira no grupo em 1978, como gerente do Departamento Legal da Glasurit do Brasil ocupando sucessivos cargos executivos no grupo, sendo promovido a Vice-Presidente em 1998.  
Luiz Carlos Moraes

Presidente da ANFAVEA

Luiz Carlos Moraes é economista e atua como vice-presidente da Anfavea desde 2012. Ingressou no setor automotivo em 1978 e iniciou sua carreira na Mercedes-Benz do Brasil na área de contabilidade, passando por diversas setores da empresa, como relações governamentais e comunicação corporativa. É graduado pela Fundação Santo André e possui pós-graduação na FGV, MBA no IBMEC e pós-graduação no INSEAD/França. Com anos de experiência trabalhando no setor automotivo, Luiz Carlos participou de fatos relevantes para o segmento como discussões de regimes automotivos, reuniões com esferas governamentais relativas às normas de emissões, segurança e comércio exterior. O executivo é presidente da Anfavea e do Sinfavea para a gestão 2019 – 2022.  
José Ricardo Roriz Coelho

Vice-Presidente da FIESP

Engenheiro mecânico pela UNB; pós-graduado em Marketing pela ESPM; Especialização em finanças pela FGV/SP; MBA pela Fundação Dom Cabral; Gestão Avançada pelo INSEAD, França; Especialização - China: Oportunidades e Desafios, University of British Columbia – Pequim, Jiao Tong University – Shangai; Especialização em TQM – Total Quality Management pela Union of Japanese Scientists and Engineers – JUSE, Japão; Especialização em Estratégia e Competitividade em Harvard; Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.
 
Foi Presidente da Polibrasil, Suzano Petroquímica, Vitopel e atualmente Conselheiro de empresas e instituições. Acumula atividades ligadas à Indústria, tais como: presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico; presidente do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria do Plástico, segundo vice-presidente da FIESP e do CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; Diretor Titular do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia - DECOMTEC da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

13:30 Almoço

14:30 Conferência Especial - Importância da gestão operacional de risco

Conferencista
Shakeel H. Kadri

Diretor Executivo e CEO do Centro de Segurança de Processos Químicos - CCPS

Como líder mundial em segurança de processo, Shakeel Kadri, diretor executivo e CEO do Centro de Segurança de Processos Químicos [CCPS®], traz quase 40 anos de ampla experiência na indústria, com um forte foco na melhoria da segurança do processo. Depois de 36 anos com a Air Products and Chemicals, Inc., Shakeel chegou à CCPS em janeiro de 2015 como seu diretor executivo. O CCPS é uma Aliança de Tecnologia Industrial do Instituto Americano de Engenheiros Químicos [AIChE]. Em mais de 4 anos no CCPS, Shakeel vem expandindo o CCPS globalmente e impulsionando a Missão do CCPS para minimizar globalmente incidentes significativos de segurança de processo.

15:00 Painel 3 – Crescimento econômico – drivers de consumo

Moderador
Jefferson De Paula

Conselheiro do Aço Brasil/CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam

Membro do Comitê Executivo do Grupo ArcelorMittal e CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam. Engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal Fluminense (Brasil), com mestrado em Marketing e Finanças pela Universidade Austral (Argentina) e cursos executivos na Insead (França) e Kellogg School of Management (EUA). Tem mais de 35 anos na indústria do aço. Está no grupo desde 1991, ocupando várias posições no Brasil, Argentina e Europa. É membro do conselho de administração da ArcelorMittal na Argentina, presidente do Conselho da Belgo Bekaert Arames e presidente da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero).
Palestrante
Onyx Dornelles Lorenzoni

Ministro de Estado Chefe da Casa Civil

Nascido em Porto Alegre (RS) em 3 de outubro de 1954, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni, é médico veterinário e empresário. Em 2018, foi eleito pela quinta vez consecutiva para a Câmara dos Deputados, com a maior votação de sua história. Após a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, assumiu a coordenação da transição governamental no cargo de ministro extraordinário. Em janeiro de 2019, tomou posse como ministro da Casa Civil. Onyx Lorenzoni atuou nas principais comissões da Câmara dos Deputados, tendo presidido a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em 2008. Foi titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Comissões Parlamentares de Inquérito, exercendo papel de destaque na CPMI dos Correios e na CPI da Petrobras. Na última legislatura, relatou o Projeto de Lei 4850/16, que estabelece medidas contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, baseado nas 10 Medidas do Ministério Público Federal (MPF). Antes de chegar ao cargo de deputado federal, cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Debatedor
Frederico Ayres Lima

Conselheiro do Aço Brasil / Diretor Presidente da Aperam South America

Frederico Ayres Lima é presidente da Aperam South America e BioEnergia. Está à frente das empresas desde 2014. Líder nato, sempre muito próximo do time, ingressou na Aperam como trainee há 24 anos e, durante sua trajetória, foi diretor comercial, gerente geral de negócios de Aços Elétricos e Carbono e gerente de exportação, com atuação no Brasil e na França. Sob sua gestão, a Aperam se destacou pelo desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis, como o Aço elétrico GoCore, com baixa perda, e o forno FAP 2000, maior do mundo no seu segmento. Possui grande expertise sobre a indústria do aço nacional e global. É membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e do Conselho Estratégico da FIEMG Regional Vale do Aço. Frederico é mestre em Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG.
José Augusto de Castro

Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)

Magda Chambriard

Consultora FGV/Energia

Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ, se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras. Fez diversos cursos, além dos relativos a produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, desenvolvimento para Conselho de Administração. Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de exploração e e a de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras.  Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas a Exploração e Produção. 
José Carlos Martins

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC

José Carlos Rodrigues Martins é presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde o dia 1º de julho de 2014. Em junho de 2017 foi reconduzido para uma nova gestão à frente da entidade, mandato inaugurado em julho desse ano e que seguirá até 2020. Nascido no Rio Grande do Sul, em 25 de dezembro de 1953, é empresário e engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná em 1977. É vice-presidente da Confederation of International Contractors Associations (CICA), e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), no período de 1998 a 2001 e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná - Sinduscon-PR, de 2001 a 2004. Entre 2010 e 2012 exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Foi vice-presidente da CBIC de 2001 a 2014.  

16:15 Intervalo

16:30 Painel 4 - Futuro da Indústria Brasileira do Aço – A visão dos CEOs

Moderador
Marco Polo de Mello Lopes

Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil

Economista, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil desde 2010, foi Diretor Executivo da Associação das Siderúrgicas Privadas - ASP e Coordenador Executivo da Ação Empresarial Integrada. Assumiu a liderança executiva do Aço Brasil em 1993, quando a entidade ainda tinha o nome de Instituto Brasileiro de Siderurgia. É Vice-Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura – COINFRA da Confederação Nacional da Indústria – CNI; Diretor da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; Vice-Presidente Indústria, representando a CNI, na atual Comissão Portos; Diretor Voluntário do Movimento Brasil Competitivo – MBC e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ / Firjan.
Palestrante
Sergio Leite de Andrade

Presidente de Conselho Diretor do Aço Brasil / Diretor-Presidente da Usiminas

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas desde 2016, com mais de 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), da qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais  (FIEMG). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017).
 
Armin Andreas Wuzella

Conselheiro do Aço Brasil / Diretor Presidente da Villares Metals

Armin Wuzella é desde outubro de 2014 Diretor Presidente da Villares Metals S.A., onde ingressou em 2011 na Diretoria Administrativo-Financeira. Trabalha no Brasil desde 1995 em áreas administrativo-financeiras em empresas de vários setores, após experiências profissionais anteriores na Áustria, Itália e Alemanha. Conselheiro do Instituto Aço Brasil desde 2014. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Economia de Viena (WU Wien), possui mestrado em Gestão Internacional pela Community of European Management Schools (CEMS) e MBA Executivo Internacional pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é CFA® Charterholder e fez cursos executivos na Stanford University (EUA) e no IMD (Suiça).
Marcelo Chara

Conselheiro do Aço Brasil / Presidente Executivo da Ternium Brasil

Marcelo Chara é Presidente Executivo da Ternium Brasil e conselheiro do Instituto Aço Brasil. Engenheiro Metalúrgico e com Mestrado em Metalurgia pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), Marcelo tem uma trajetória executiva internacional de mais de 30 anos na indústria siderúrgica. Foi Diretor Industrial da Ternium na Argentina, Diretor de Operações na Sidor (Venezuela), Vice-presidente Industrial da Usiminas, entre outros cargos executivos no Grupo Techint. Foi professor na Universidade Católica de Córdoba, Universidade Nacional de La Plata e Universidade Católica de La Plata.
Gustavo Werneck

Conselheiro do Aço Brasil/Diretor-Presidente (CEO) Gerdau

Gustavo é CEO da Gerdau desde janeiro de 2018. Anteriormente, liderava a operação Gerdau Aços Brasil, principal negócio da Empresa no País. Atua na Empresa desde 2004, tendo ocupado diversas posições estratégicas, como Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação (CIO), Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Industrial da Gerdau Aços Especiais. Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e completou sua formação acadêmica com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no INSPER, Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School (Inglaterra). Também é conselheiro do Instituto Aço Brasil.  

17:30 Encerramento

Palestrante
Sergio Leite de Andrade

Presidente de Conselho Diretor do Aço Brasil / Diretor-Presidente da Usiminas

Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas desde 2016, com mais de 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), da qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais  (FIEMG). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017).
 

APLICATIVO

Copyright © 2019 Congresso do Aço. Todos os direitos reservados.