Raghuram Rajan

Professor da Universidade de Chicago e ex-economista chefe do FMI

Ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional – a pessoal mais jovem a ocupar o posto. Internacionalmente reconhecido e especialista em finanças internacionais. Uma das principais autoridades no financiamento do crescimento econômico e do desenvolvimento. Foi uma das primeiras pessoas a perceber a aproximação da crise financeira. Como economista-chefe do FMI, ele advertiu em 2005 sobre o desastre que se aproximava, e levou o departamento de pesquisas do FMI a focar em assuntos relacionados ao setor financeiro.

Professor de Finanças da Booth School of Business, Universidade de Chicago. Seu livro mais recente, “Fault Lines: How Hidden Fractures Still Threaten the World Economy” (Linhas de Falha: Como Fraturas Escondidas Ainda Ameaçam a Economia Mundial), foi eleito ganhador do prêmio Livro de Negócios Goldman Sachs do Ano de 2010, do Financial Times.

Professor-visitante em diversas instituições e conselheiro do Primeiro-Ministro da Índia, Tajan foi eleito Membro da Academia Norte-Americana de Artes e Ciências em 2009 e recebeu o Prêmio Fischer Black inaugural da American Finance Association por suas contibuições ao mundo financeiro.